top of page

Perguntas frequentes

Aqui está um agrupado de algumas das perguntas que mais recebo antes de começar um processo terapêutico ou em seu início. Talvez uma dessas dúvidas também seja a sua, desejo que te ajude!

Não se esqueça que caso a sua dúvida não esteja aqui, basta entrar em contato que eu poderei te auxiliar melhor.

Quanto tempo leva um tratamento psicológico?

As modalidades de tratamento psicológico podem variar de acordo com a demanda do paciente e muitos fatores são considerados na avaliação inicial para se formular um projeto terapêutico adequado como, por exemplo: tempo e intensidade dos sintomas apresentados, fatores sócio – ambientais que contribuem para a manutenção do problema, história familiar, prejuízos nos mais diversos âmbitos e na rotina de vida diária, presença de rede de apoio, se o paciente está em tratamento medicamentoso, se já realizou tratamentos anteriores, etc.
 

Dependendo da avaliação realizada pelo profissional psicólogo, a intervenção pode ser breve, como no aconselhamento psicológico, pode durar por alguns meses ou, até mesmo, por mais de um ano. Durante todo o curso do tratamento, psicólogo e paciente conversam sobre a evolução com base no quadro inicialmente apresentado até que obtenha-se melhora significativa e seja sugerida alta clínica.

Qual o valor da sessão? Como funcionam as faltas?

O valor das sessões é algo que construo com os pacientes durante o primeiro contato. O primeiro contato é uma chamada de voz ou vídeo, que dura entre 15 a 30 minutos. Nesse momento, além de falar sobre o valor, falamos sobre outras regras que estarão presentes no contrato paciente-terapeuta. Esse também é um momento de nos conhecermos um pouco melhor para que você sinta como funciona a terapia online.

Qual o tempo de duração de uma sessão?

O tempo de duração de uma sessão de psicoterapia é de até 50 minutos. Normalmente, o tratamento inicia com atendimentos semanais. A frequência dos atendimentos pode diminuir à medida que o paciente apresenta melhora, sendo essa sugestão feita pelo psicólogo com base na avaliação do paciente no curso do tratamento até que seja sugerida alta clínica.

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Psicólogo é o profissional formado pela faculdade de Psicologia. O psicólogo pode trabalhar em diversas áreas como: clínica, recursos humanos, social, escolar, hospitalar, pesquisa, docência, dentre outras. Psiquiatra é o profissional formado pela faculdade de Medicina e que, após concluir a faculdade, se especializa em Psiquiatria.
 

Psicólogos clínicos e psiquiatras normalmente trabalham conjuntamente em muitos tratamentos da área da saúde mental; entretanto, cada atuação tem suas especificidades e ambas se complementam.
 

Enquanto o psicólogo clínico atua tratando as desordens emocionais com base em intervenções comportamentais, cognitivas e ambientais, o psiquiatra atua tratando as desordens emocionais com base em intervenções farmacológicas. Ou seja, é conferido ao médico psiquiatra a competência para receitar medicamentos como forma de tratamento das desordens emocionais.
 

Sendo assim, psicólogos não podem receitar medicamentos e não podem interferir na sugestão farmacológica indicada pelo psiquiatra.

Só procura psicólogo quem tem problemas mentais graves?

Não. Qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades/conflitos no modo como lida com suas emoções, comportamentos e com o ambiente pode se beneficiar da psicoterapia. A psicoterapia pode te ajudar a desenvolver habilidades sociais e emocionais para ter uma vida com mais qualidade e assertividade!

Já fiz terapia no passado mas interrompi o tratamento. Posso recomeçar?

Com certeza! Muitas razões podem contribuir para que uma pessoa não consiga concluir corretamente o tratamento psicológico, como: mudanças de cidade, incompatibilidades de horário, não identificação com a abordagem psicológica utilizada, fatores socioambientais, etc.

Nenhuma razão é impedimento para que a pessoa torne a buscar apoio psicológico sempre que julgar necessário!

O que é ter uma boa saúde-mental?

A Saúde Metal é considerada pela OMS como um marcador de qualidade de vida, ou seja, a definição geral de saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas um “completo estado de bem-estar físico, mental e social”.
 

Dito isso, estar mentalmente saudável envolve a presença de habilidades para lidar tanto com frustrações, limitações, medos, raivas, anseios e tristezas, quanto para conviver em equilíbrio com as alegrias, euforias, vitórias e satisfações da vida.
 

Apenas dessa forma é possível enfrentar traumas, problemas e desafios do nosso dia a dia (sejam eles sociais ou subjetivos), bem como enfrentar as etapas e crises previstas no curso da vida como, por exemplo: a morte de alguém que amamos, um processo de separação, mudança de emprego, problemas financeiros, além dos próprios questionamentos existenciais.
 

Quando apresentamos dificuldade para lidar de modo assertivo e equilibrado com os problemas cotidianos a ponto de perceber prejuízo em nossa rotina de vida diária e na qualidade de vida, talvez seja a hora de buscar ajuda e cuidar da nossa saúde mental. 

A psicologia é uma ciência?

Sim! A psicologia como conhecemos hoje, é uma ciência! As sociedades sempre tiveram grande interesse por compreender o comportamento humano nas suas mais variadas expressões. Já no século V a. C., filósofos gregos se debruçavam para encontrar respostas que explicassem nossas cognições, emoções e comportamentos.
 

Você sabia que apesar desse interesse datar de séculos passados, a psicologia moderna, tal qual conhecemos hoje, teve início há pouco mais de cem anos? Pois é! A psicologia nasce enquanto ciência a partir do século XIX, quando passa a desenvolver técnicas e métodos mais precisos de observação e experimentação do funcionamento da mente e dos nossos comportamentos. De lá pra cá, muitos pesquisadores e instituições de ensino respeitadas em todo o mundo trabalham com pesquisas na área da psicologia, com o objetivo de aprimorar as teorias e técnicas psicológicas, visando disponibilizar tratamentos mais eficazes para as pessoas que passam por algum tipo de sofrimento emocional.

Quando sei que encontrei o psicólogo certo para mim?

A relação terapêutica é um dos fatores que contribui mais para o sucesso do processo.

Sentir-se confortável, respeitada, confiar no seu terapeuta são indicadores de que está bem acompanhada e são fatores essenciais para que as mudanças desejadas aconteçam.
 

Ao longo do percurso poderá ir reavaliando em conjunto com o psicólogo os ganhos que está a ter com a terapia e, caso sinta que não estão a corresponder às suas expectativas, exponha o que sente para em conjunto poderem encontrar novos caminhos ou até mesmo considerarem uma nova abordagem.

O psicólogo vai resolver meus problemas?

Não. Na psicoterapia o paciente/cliente não é passivo, como tal, ninguém vai resolver nada por ninguém.
 

O psicólogo irá ajudar a pensar sobre perspectivas novas, questionar, confrontar, ajudar a se compreender e aceitar com os seus defeitos e qualidades. A pessoa é sempre responsável por si própria.

Vale a pena investir tempo e dinheiro em terapia?

Esta é uma questão mais subjetiva e até filosófica. Na minha ótica, enquanto profissional e dos processos que já acompanhei e acompanho, diria que é um investimento dos mais valiosos pois não se perde com o tempo.
 

O autoconhecimento e crescimento pessoal têm um valor incalculável que ultrapassa em larga escala do dinheiro investido. Se te perguntassem se vale a pena comer de forma saudável ou praticar exercício físico para prevenir doenças, o que você faria? Alguns talvez dissessem que iriam seguir esse estilo de vida, outros talvez ficassem apenas na contemplação desse fato e adiassem essas alterações para outra fase mais conveniente.
 

Na psicoterapia é necessário investir tempo, dedicar-se a pensar sobre si, experimentar e arriscar, alterar comportamentos. Tudo isto é exigente e requer uma consciência de que esse é um caminho válido para alcançar bem-estar e melhorar a sua vida.

Contate-me

Se tiver perguntas ou quiser agendar sua sessão, entre com contato comigo:

9D12851D-EAFE-4ADF-AD0D-4F655B509622_edi

​Entrar em contato é o primeiro passo da sua mudança, vamos traçar essa jornada juntos!

 

Cel: +55 (11) 91704-8568

Ou clique no botão abaixo para ir ao meu WhatsApp

Whatsapp
bottom of page